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sábado, 31 de março de 2018

Gestão Empresarial




Gestão Empresarial X Gestão Financeira

As duas coisas se parecem, estão no mesmo campo de atividades de uma empresa, mas mesmo tendo a mesma estrutura, há uma diferença comportamental e técnica em relação à aplicação desses dois sistemas. São sistemas únicos e individualizados que trabalham juntos para o bom funcionamento de uma entidade ou empresa. Vamos saber o básico do funcionamento desses dois sistemas de gestão.

Entenda a importância desses dois sistemas de gestão empresarial, suas características principais e tudo que precisa ser feito para que a empresa corra riscos ou prejuízos desnecessários.

Olá, o assunto em destaque é sobre Gestão Empresarial, e sobre como uma boa gestão financeira pode ser a ferramenta de sucesso que sua empresa vai precisar para ganhar mercado e crescer junta com os seus concorrentes.

Quando falamos em gestão empresarial e, logo em seguida, também falamos de gestão financeira algo nos vem à cabeça, o que significam e qual o contexto de ambos os termos e como se inserem no ambiente empresarial.

No mundo empresarial toda empresa independe de seu tamanho precisa de uma estrutura ou sistema organizacional para atingir suas metas. E a maneira como esse sistema é montado é o que define a gestão empresarial. Um bom modelo de gestão empresarial permite que empresas venham a competir com outras empresas do grupo com maior eficiência.

Dentro desse grande sistema ou estrutura organizacional existem grandes e importantes áreas relacionadas com a gestão empresarial: num contexto geral estão as áreas de administração, comercial, produção, o departamento de finanças e os recursos humanos. O gestor responsável principal por essas  três áreas deve coordená-las para que venham interagir entre si para que a empresa seja competitiva e leve ao cumprimento de sua meta principal, a geração de lucro.

Para que a gestão empresarial funcione de forma integrada e competitiva há indicadores de gestão ou variáveis que medem de maneira quantitativa e qualitativa os resultados de uma empresa. Entre esses indicadores, ganham importância o indicador de produtividade, eficiência e eficácia. Com a eficácia se verifica até que nível os objetivos pré-qualificados e predeterminados foram cumpridos. A eficiência estabelece uma relação entre a geração de produtos e serviços com os recursos utilizados. Uma boa eficiência na produção de resultados pode ser o sinal de que os recursos utilizados foram suficientes para atender às necessidades operacionais da empresa.  Já a produtividade se relaciona com a capacidade de produzir mais com escassos recursos.

No contexto da gestão empresarial se insere a gestão financeira. Mas o que é gestão financeira?

A gestão financeira é tudo aquilo que se envolve ou se relaciona com investimentos, despesas fixas e variáveis – lucros, empréstimos, financiamentos e por fim o valor patrimonial de uma empresa. E para que a empresa gere bons resultados financeiros nasce a figura do gestor financeiro, o profissional que será responsável pelo gerenciamento das finanças e procedimentos administrativos, investimentos e transações financeiras de uma empresa ou organização.

Para que o gestor financeiro exerça seu papel com eficiência entra em cena a gestão empresarial que antecipa suas ações através da contabilidade que presta um relevante serviço de registro e controle das transações empresariais.

A contabilidade de uma empresa se encarrega do registro, análise, avaliação e controle de recursos para a empresa dar continuidade às suas operações. O controle de recursos é executado com base em normas contábeis e o que está regulamentado em lei.

Podemos dizer que a contabilidade exerce três funções básicas na gestão empresarial e financeira de uma empresa.


a) O controle de todas as despesas e receitas que servirão de base para o cálculo dos preços dos produtos ou serviços prestados pela empresa, assim como as demais transações econômicas;

b) A contabilidade também é responsável pela análise de vários períodos e estados financeiros da empresa ou entidade;

c) Dessa maneira, a contabilidade também tem como função básica contribuir para a tomada de decisões empresariais através sua gerência e administradores.

Para fechar o quadro da gestão empresarial e financeira de uma entidade, deve-se observar que além dos indicadores de gestão empresarial, o planejamento ou função da contabilidade, a liderança ganha destaque como determinante de uma boa gestão empresarial competente. Pois o líder é o indivíduo capaz de influenciar positivamente outros indivíduos que se empenharão para atingir os principais objetivos da empresa. O líder quando muito atuante torna-se um guia e conselheiro de uma organização.

Para melhor fundamentar a importância do gestor financeiro, seu papel é trabalhar para aumentar o lucro da empresa. Mas para isso precisa usar de estratégias e participar de forma ativa de todos os processos de decisões e processos de aquisição, aplicação e controle dos recursos financeiros. E em momentos de crises o gestor financeiro é o profissional adequado para buscar e planejar soluções práticas que melhor se ajustem às necessidades imediatas da empresa como maneira de prevenir qualquer tipo de situação que provoque maiores danos nos resultados da empresa.
Para que o gestor financeiro tenha mais êxitos é necessário um bom planejamento de forma que evite surpresas desagradáveis. Sendo assim, o gestor financeiro precisará de um maior número de informações possíveis sobre o mercado ou área onde é atuante, para que se torne capaz de fazer projeções seguras e reais, controlar a entrada e saída de dinheiro da empresa, bem como analisar mais frequência a estrutura e os custos da empresa.

Uma excelente gestão financeira estratégica e bem qualificada evita perdas de dinheiro e até mesmo um estado de falência da empresa. Alguns itens merecem controle e acompanhamento pelo seu grau de importância no equilíbrio como instrumentos de gestão financeira apropriada numa empresa.  São eles:

a) Acompanhamento e controle de todas as transações financeiras;

b) Acompanhar e controlar todas as transações que envolvam o saldo das contas Caixa e Bancos;

c) Acompanhar e controlar a movimentação e saldos de Estoques;

d) Acompanhar e controlar todas as despesas Fixas e Variáveis.

Caso esse procedimento de acompanhamento e controle não se exerça de forma precisa e consistente, qualquer uma dessas variáveis poderá causar danos irreversíveis aos resultados operacional e financeiro de uma empresa.

A gestão empresarial e financeira quando bem aplicadas, diminui-se riscos e prejuízos indesejáveis à empresa ou organização.










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