Gestão Empresarial X Gestão Financeira
As duas coisas se parecem, estão no
mesmo campo de atividades de uma empresa, mas mesmo tendo a mesma estrutura, há
uma diferença comportamental e técnica em relação à aplicação desses dois
sistemas. São sistemas únicos e individualizados que trabalham juntos para o
bom funcionamento de uma entidade ou empresa. Vamos saber o básico do
funcionamento desses dois sistemas de gestão.
Entenda a importância desses dois
sistemas de gestão empresarial, suas características principais e tudo que
precisa ser feito para que a empresa corra riscos ou prejuízos desnecessários.
Olá, o assunto em destaque é sobre Gestão
Empresarial, e sobre como uma boa gestão financeira pode ser a ferramenta de
sucesso que sua empresa vai precisar para ganhar mercado e crescer junta com os
seus concorrentes.
Quando falamos em gestão empresarial e,
logo em seguida, também falamos de gestão financeira algo nos vem à cabeça, o
que significam e qual o contexto de ambos os termos e como se inserem no
ambiente empresarial.
No mundo empresarial toda empresa
independe de seu tamanho precisa de uma estrutura ou sistema organizacional
para atingir suas metas. E a maneira como esse sistema é montado é o que define
a gestão empresarial. Um bom modelo de gestão empresarial permite que empresas
venham a competir com outras empresas do grupo com maior eficiência.
Dentro desse grande sistema ou
estrutura organizacional existem grandes e importantes áreas relacionadas com a
gestão empresarial: num contexto geral estão as áreas de administração, comercial,
produção, o departamento de finanças e os recursos humanos. O gestor
responsável principal por essas três
áreas deve coordená-las para que venham interagir entre si para que a empresa
seja competitiva e leve ao cumprimento de sua meta principal, a geração de
lucro.
No contexto da gestão empresarial se
insere a gestão financeira. Mas o que é gestão financeira?
A gestão financeira é tudo aquilo que
se envolve ou se relaciona com investimentos, despesas fixas e variáveis –
lucros, empréstimos, financiamentos e por fim o valor patrimonial de uma
empresa. E para que a empresa gere bons resultados financeiros nasce a figura
do gestor financeiro, o profissional que será responsável pelo gerenciamento
das finanças e procedimentos administrativos, investimentos e transações
financeiras de uma empresa ou organização.
Para que o gestor financeiro exerça seu
papel com eficiência entra em cena a gestão empresarial que antecipa suas ações
através da contabilidade que presta um relevante serviço de registro e controle
das transações empresariais.
A contabilidade de uma empresa se
encarrega do registro, análise, avaliação e controle de recursos para a empresa
dar continuidade às suas operações. O controle de recursos é executado com base
em normas contábeis e o que está regulamentado em lei.
Podemos dizer que a contabilidade
exerce três funções básicas na gestão empresarial e financeira de uma empresa.
a) O controle de todas as despesas e
receitas que servirão de base para o cálculo dos preços dos produtos ou
serviços prestados pela empresa, assim como as demais transações econômicas;
b) A contabilidade também é responsável
pela análise de vários períodos e estados financeiros da empresa ou entidade;
c) Dessa maneira, a contabilidade
também tem como função básica contribuir para a tomada de decisões empresariais
através sua gerência e administradores.
Para fechar o quadro da gestão
empresarial e financeira de uma entidade, deve-se observar que além dos
indicadores de gestão empresarial, o planejamento ou função da contabilidade, a
liderança ganha destaque como determinante de uma boa gestão empresarial
competente. Pois o líder é o indivíduo capaz de influenciar positivamente
outros indivíduos que se empenharão para atingir os principais objetivos da
empresa. O líder quando muito atuante torna-se um guia e conselheiro de uma
organização.
Para melhor fundamentar a importância
do gestor financeiro, seu papel é trabalhar para aumentar o lucro da empresa. Mas
para isso precisa usar de estratégias e participar de forma ativa de todos os
processos de decisões e processos de aquisição, aplicação e controle dos
recursos financeiros. E em momentos de crises o gestor financeiro é o
profissional adequado para buscar e planejar soluções práticas que melhor se
ajustem às necessidades imediatas da empresa como maneira de prevenir qualquer
tipo de situação que provoque maiores danos nos resultados da empresa.
Para que o gestor financeiro tenha mais
êxitos é necessário um bom planejamento de forma que evite surpresas
desagradáveis. Sendo assim, o gestor financeiro precisará de um maior número de
informações possíveis sobre o mercado ou área onde é atuante, para que se torne
capaz de fazer projeções seguras e reais, controlar a entrada e saída de
dinheiro da empresa, bem como analisar mais frequência a estrutura e os custos
da empresa.
Uma excelente gestão financeira
estratégica e bem qualificada evita perdas de dinheiro e até mesmo um estado de
falência da empresa. Alguns itens merecem controle e acompanhamento pelo seu
grau de importância no equilíbrio como instrumentos de gestão financeira
apropriada numa empresa. São eles:
a) Acompanhamento e controle de todas
as transações financeiras;
b) Acompanhar e controlar todas as
transações que envolvam o saldo das contas Caixa e Bancos;
c) Acompanhar e controlar a
movimentação e saldos de Estoques;
d) Acompanhar e controlar todas as
despesas Fixas e Variáveis.
Caso esse procedimento de
acompanhamento e controle não se exerça de forma precisa e consistente,
qualquer uma dessas variáveis poderá causar danos irreversíveis aos resultados
operacional e financeiro de uma empresa.
A gestão empresarial e financeira
quando bem aplicadas, diminui-se riscos e prejuízos indesejáveis à empresa ou
organização.
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