Conhecendo um pouco da história de Intelagos.
A história do bairro Interlagos,
localizado na zona sul de São
Paulo, teve início na década de 20. Na época, o engenheiro
britânico Louis Romero Sanson – responsável pela construção do Aeroporto
de Congonhas e também pela Avenida Washington Luís –
planejava criar um resort entre as represas de Guarapiranga e Billings e
desenvolver um bairro balneário satélite, visando as classes mais
altas da cidade.
Para o projeto, que contou
inclusive com a criação de uma praia artificial com areia vinda de Santos,
Sanson teve o apoio do urbanista francês Alfred Agache. Foi ele
quem deu nome à região por encontrar nela semelhanças com a cidade de
Interlaken (ou “entre lagos”), na Suíça.
O plano futurístico de
Sanson, que projetava ainda incluir em Interlagos um autódromo, um hotel, um
ginásio esportivo e centros de lazer, incentivando as pessoas a procurar
atrativos fora do centro da cidade, esfriou com a crise de 1929,
nos Estados Unidos, e com a revolução de 1932 em São Paulo,
sendo retomado apenas na metade da década seguinte.
Em 1936, corridas
de automóveis começaram a fazer sucesso no país e naquele ano a
capital paulista recebia a sua primeira prova internacional, nas ruas da
cidade. O evento, entretanto, teve um desfecho trágico, com a morte de cinco
pessoas. Com isso, aumentaram as discussões sobre a necessidade
de São Paulo abrigar um autódromo.
Sanson priorizou assim a
construção do circuito de Interlagos, com um traçado inspirado nas
pistas de Indianápolis, Brooklands e Monthony. Inaugurado incompleto em 1940, o
espaço recebeu uma corrida de Fórmula Ford e, em 1972, a primeira
prova da Fórmula 1 no Brasil.
Estritamente residencial,
Interlagos está inserido em uma área de proteção de mananciais.
Para os momentos de lazer, os moradores dispõem do Sesc Interlagos e
do Shopping Interlagos. Passa pelo bairro a importante avenida
Senador Teotônio Vilela. A região é atendida por diversas linhas de
ônibus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário