Encontrei o imóvel de meus sonhos e agora, como financiar?
1.0 Qual a renda mínima necessária para financiar um imóvel?
Para obter um financiamento imobiliário, as instituições financeiras exigem um renda mínima relacionada à sua capacidade de pagamento, em regra, a prestação não pode ultrapassar 30% da renda bruta familiar. Mas não para por aí, para garantir o pagamento a renda tem que ser três vezes maior que o valor da parcela. Por exemplo, se a prestação é de R$. 1.500,00, a renda necessária para cobrir o valor da parcela é igual a R$. 4.500,00, esse é um valor aproximado, um cálculo básico, algumas instituições financeiras aplicam outras formas de cálculo que podem chegar a uma renda maior, o valor exigido para cobrir a prestação.
2.0 Qual o valor mínimo de entrada para o financiamento de um imóvel?
Segundo a lei, esse valor deve ser equivalente a 10% do valor do imóvel como entrada à vista. Na prática pode funcionar melhor e o cliente pagar menos juros e uma menor taxa de financiamento, se esse valor variar entre 20 a 30%, isto porque, quanto maior a entrada, menor é o saldo devedor a ser financiado. O resultado disso é que como o montante a financiar é menor, você poderá negociar menor taxa e menor prazo junto à instituição financeira, garantindo assim um bom negócio.
3.0 Como posso usar o FGTS?
Para você utilizar os fundos disponíveis no FGTS, terá que ter no mínimo 3 anos de carteira assinada, para imóveis até 1.5 um milhão e meio de reais. Para isso terá que consultar o saldo do FGTS, reunir a documentação necessária e apresentá-la ao banco para que verifique a possibilidade de usar o benefício.
4.0 Quais os documentos devem ser apresentados para contratar o financiamento de um imóvel?
1. Certidão de Casamento - (Quando for o caso)
2. Comprovante de residência
3. Comprovação de renda através de hollerit ou outro meio
4. Certidão conjunta de negativa de débitos relativos a Tributos Federais e à Dívida ativa da União
5. Cópia da Carteira de Trabalho, Extrato do FGTS e Autorização para Movimentação de conta
6. Como devo proceder para contratação do financiamento?
Buscar as instituições financeiras de sua confiança que ofereçam a menor taxa de financiamento e prestação de serviços. De cara o banco vai fazer uma análise de crédito e jurídica dos documentos: o banco avalia a renda, o histórico de crédito, o imóvel e qualquer pendência jurídica do CPF ou CNPJ do cliente. Para facilitar e agilizar a operação é fundamental que não existam pendências jurídica e o cliente tenha um bom histórico com o banco, isso vai levá-lo a negociar menor taxa de juros e agilizar todo o processo.
Nesse momento, há muitas instituições, correspondentes bancários, ou empresas especializadas que cuidam de todo processo de financiamento, e caso o cliente precise desse apoio, poderá tê-lo sem ter que pagar um centavo por todo o processo. Isso vai agilizar o atendimento perante as instituições financeiras, o crédito será aprovado muito rápido sem precisar que o cliente perca o seu tempo em busca de crédito e da escolha da melhor instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário