Animação de Imagens

domingo, 30 de setembro de 2018

O que você deve saber na hora de alugar um imóvel




Algumas dicas importantes que deve sem levadas em conta na hora de alugar um imóvel

Um dos itens importante para quem quer alugar um imo é uma boa localização número de vagas na garagem e os itens oferecidos como áreas de lazer.
Algumas dicas importantes para quem vai alugar um imóvel e passar por uma boa experiência no futuro. Veja algumas dicas que devem ser levadas em conta antes de alugar seu imóvel.

Processo de Avaliação

Antes de se decidir a alugar um imóvel é interessante fazer uma avaliação completa, passar por um processo de vistoria que deverá ser acompanhada por profissionais experientes que apontarão a necessidade ou não de algum tipo de reforma no imóvel. Nesse momento é importante saber se o imóvel passou por algum tipo de reforma recente e quais foram essas reformas. Alguns itens como instalações elétricas e rede hidráulica têm fundamental importância. Uma verificação mais acurada poderá detectar algum tipo de problema não aparente para uma pessoa menos experiente. Por isso antes de assumir qualquer compromisso com a imobiliária é fundamental se certificar se esses itens estão ou não em pleno funcionamento.

Iluminação e Ventilação

É muito importante avaliar de que lado bate a luz solar em sua casa ou apartamento, o imóvel que você irá alugar. Um imóvel com a presença de luz solar em boa parte do dia poderá ajudar a economizar energia e deixar o ambiente menos úmido. Verificar se há incidência da luz solar, e onde, em que partes do imóvel ela bate com maior frequência. Há pessoas que preferem uma casa mais aquecida e bem iluminada por fontes naturais de energia. Não é muito legar que você mantenha sempre a luz acesa sempre que for preciso ficar em qualquer cômodo de sua casa ou apartamento. Alguns pontos no imóvel terão mais ou menor incidência da luz solar. Você precisa saber qual em qual ambiente a luz solar se torna importante para sua casa ou apartamento, se na sala, na varanda ou dormitórios. Há pessoas que preferem todos os ambientes aquecidos, outras, têm algumas preferências particulares. A questão da ventilação também é fundamental, quanto maior a ventilação ambiente, mais saudável e confortável são os espaços no imóvel.

Dívidas e Obrigações em Atraso

É muito comum o atraso em contas como o IPTU e taxas de condomínio. É necessário verificar e comprovar se essas contas estão em dia. No caso de imóveis em condomínio, a verificação de atraso nessas contas pode ser levantada junto ao próprio condomínio através do síndico, ou no caso do IPTU é possível fazer um levantamento junto à Secretaria de Finanças do município onde o imóvel mantém registro. No caso das contas de energia e água, quando não cobradas diretamente pelo condomínio, cabe verificar junto às concessionárias que prestam esses serviços. O pagamento do IPTU é sempre de responsabilidade do proprietário, embora na prática, muitas vezes esse ônus passe a ser assumido pelo inquilino, uma prática que tem se tornado comum, porém contrária ao que é determinado por lei. Por isso antes de assinar qualquer documento, se houver atrasos, tente negociar com o proprietário uma forma de pagamento, ou exija desse o pleno pagamento, pois como dito anteriormente, a responsabilidade pelo pagamento do IPTU sempre será do proprietário, embora haja acordo à parte, e o inquilino seja responsável pelo pagamento dessa taxa. Muito cuidado ao assumir qualquer tipo de responsabilidade que não seja a sua, uma vez que assumida, terá que cumpri-la integralmente, já que vale o acordo entre as partes. Escolher um imóvel para alugar nem sempre foi uma tarefa simples, por isso é sempre importante a presença de um profissional especializado ou uma imobiliária para prestar todo o suporte necessário.

Reformas

Como fazer as reformas necessárias em um imóvel alugado? Depois de passar por algumas dificuldades até encontrar o imóvel, talvez seja necessário fazer algumas reformas para que o imóvel melhor se ajuste às suas necessidades. Se tiver que fazer qualquer reforma ou adaptação no imóvel que não seja estrutural, deverá antes, comunicar ao proprietário. Essa comunicação poderá ser à parte ou no momento da assinatura do contrato que deverá constar uma cláusula autorizando a reforma, deixando bem claro sob em que condições essas reformas se realizarão, isentando o proprietário da obrigatoriedade de ressarcimento do valor gasto na reforma. Poderá haver casos em que o proprietário participará da reforma através de acordo comum entre as partes, já que o imóvel estar sendo adequado a uma situação que talvez seja interessante comercialmente para o proprietário. Mas, atente-se, que na prática a adequação do imóvel à destinação de uso e que não seja uma reforma estrutural é de responsabilidade do locatário. Isso acontece com maior frequência, sempre que o objeto da obrigação contratual é comercial, haverá a necessidade de adequar parte da estrutura do imóvel para atender às necessidades do locatário. Geralmente, essas reformas são simples e sem a necessidade de quebrar paredes.
Em caso de dúvidas, nunca assine qualquer documento sem o acompanhamento de um profissional experiente. Espero que tenha colaborado em ajudar você a tomar essa importante decisão sem necessidade de correr maiores riscos.





terça-feira, 4 de setembro de 2018

Como planejar o tamanho de seu apartamento?



Entenda melhor porque planejar o tamanho de seu apartamento.

Tamanho é ou não é documento? Depende, vamos saber por quê!

Quando se trata de um apartamento ideal, essa é uma ideia fundamental associada diretamente à escolha de um imóvel. Uma pessoa que mora sozinha não precisa de muito espaço para viver confortavelmente, um apartamento compacto com quarto e cozinha integrada é suficiente. Já para uma família com filhos, há necessidade de uma infraestrutura que ofereça mais espaço para que viva confortavelmente.

A escolha de um imóvel estar muito associada a um ambiente onde terá conforto, já que o lugar que você escolhe como residência é onde você e sua família passarão maior parte do tempo. Alguma dúvida? Pois isso é preciso levar em conta os vários aspectos que influenciarão seu poder de decisão.

Veja o porquê e a necessidade de nos identificarmos com todos os aspectos na hora de uma avaliação de qual será o tamanho ideal de um imóvel, casa ou apartamento.

O aspecto do tamanho ideal. Qual o tamanho ideal e como defini-lo?

O tamanho ideal de um apartamento deve fatores fundamentais como bem-estar e qualidade de vida de uma família. A seguir, escolhi para você alguns que são considerados importantes.

O tamanho de sua família

Mora sozinho ou tem família com determinado número de filhos ou alguém mais que passe a fazer parte da família? Sua resposta indicando o número de moradores que ocuparão o apartamento é que irá definir o tamanho ideal de seu apartamento. O número de moradores interfere diretamente no tamanho ideal de seu imóvel. Afinal, ninguém quer gerar qualquer sensação de desconforto para si mesmo, e quanto mais espaço você utilizar para acomodar 3, 4 ou mais pessoas, mais confortavelmente irá se sentir. Logo, uma família com mais pessoas vai sempre precisar de mais espaços para viver confortavelmente em um apartamento.

Outro detalhe importante é que quanto maior o número de pessoas que ocupará um apartamento, maior é a necessidade de um número maior de quartos e banheiros para uma maior individualidade entre as pessoas, mesmo morando juntas, precisam de suas individualidades como ter, por exemplo, um lugar para descansar com maior segurança, independência e conforto. Por outro lado, seguindo a mesma linha de raciocínio, será necessária uma sala de estar e uma cozinha com áreas mais amplas.

Infraestrutura necessária

Outro fator determinante em sua análise é todo o complexo de infraestrutura favorável a uma maior comodidade para todos. Algumas situações muito peculiares nos dias de hoje, por exemplo, se você trabalha em casa vai precisar de um espaço para seu Home Office. O mesmo acontece em relação a espaços extras para as crianças brincarem, talvez uma cozinha ampla se você é daquelas pessoas que gostam de receber convidados em casa para um almoço ou jantar. Isso acontece muito frequentemente com convidados especiais como amigos, pessoas das famílias, entre outras razões, situação que por conveniência será muito melhor do que levar seus convidados para um jantar fora de casa.

Avaliar seus planos para o futuro.

Talvez não tenha filhos, mas pretende planejá-los para um futuro não muito distante. Nesse caso, será importante antecipar essa mudança na família, tomando todas as providências que serão necessárias para acomodar uma criança, naturalmente, um quarto extra deve estar dentro de sua avaliação e planejamento. Isso é válido para outras necessidades ou planos que tenha para o futuro, e venham a interferir no espaço de seu apartamento.

Planejamento de sua decoração.

Imagine você que gosta de manter as coisas organizadas em sua casa, mas não dispõe de espaço necessário para deixar seu apartamento muito mais aconchegante e com sua cara! Não parece legal, não é mesmo? Vamos supor que goste de peças decorativas, mas para isso será necessário um espaço mais amplo em sua sala de estar. Nesse caso, você precisa planejar com antecedência que objetos irá usar como peça decorativa, sendo indispensável para que você acerte no tamanho ideal de seu apartamento.

De repente, aquele casal de amigos que você visita com muita frequência, passe a sugerir-lhe a ideia de ter um bar idêntico ao deles, e nesse caso você também cogite um espaço para esse bar. Com certeza não irá correr o risco de se frustrar com pequenas coisas, pelo simples fato de que não foram planejadas com antecedência. Parece chato ou inconveniente, não acha? Para que isso não aconteça, é necessário que todas suas necessidades sejam planejadas com antecedência e facilite na aquisição do imóvel ou apartamento de seus sonhos.

Ah, e aquele animalzinho de estimação? Não dar para esquecer dos PETS!

Não, absolutamente! Se você tem cachorro ou  planeja ter um animalzinho de estimação, os PETS também deverão fazer parte de seu planejamento antecipado à escolha de seu imóvel ou apartamento ideal. O ideal nesse caso é que busque um imóvel que tenha espaço para que seu cãozinho de estimação fique em lugar seguro e bem acomodado sem interferir no dia a dia e na qualidade de vida da família. Isso reforça a ideia de pensar a longo prazo, você está adquirindo um imóvel que irá utilizá-lo por muitos anos, e alternativas de mudança nem sempre será possível ou  tão fácil assim. Daí, a importância de planejar.

Por último, avalie a infraestrutura de seu condomínio. Todos os condomínios oferecem atualmente, um conjunto completo de infraestrutura de lazer e esporte. As crianças, principalmente, irão precisar de espaços para lazer e convívio social, esses espaços não necessariamente precisam de ser amplos, alguns condomínios oferecem infraestrutura de lazer comuns como quadras de esporte, playground e piscina, a título de exemplo. Essas áreas comuns é como se fossem uma extensão de seu apartamento. Quando você negocia seu imóvel, lá estar presente toda uma infraestrutura de lazer e esporte que serão entregue prontas e em alguns casos decoradas. Mais uma vez, fica presente a necessidade de uma previsão do que serão suas necessidades atuais ou daqui a alguns anos. As pessoas não gostam muito de planejar, mas o planejamento é necessário para que as pessoas possam viver com maior comodidade e conforto. Faça isso, antes de negociar seu imóvel!

Vicente de Paulo C Fonseca – Corretor de imóveis – CRECI: 170793

Acesse nosso site - AQUI

Mudando de cara