Animação de Imagens

domingo, 30 de setembro de 2018

O que você deve saber na hora de alugar um imóvel




Algumas dicas importantes que deve sem levadas em conta na hora de alugar um imóvel

Um dos itens importante para quem quer alugar um imo é uma boa localização número de vagas na garagem e os itens oferecidos como áreas de lazer.
Algumas dicas importantes para quem vai alugar um imóvel e passar por uma boa experiência no futuro. Veja algumas dicas que devem ser levadas em conta antes de alugar seu imóvel.

Processo de Avaliação

Antes de se decidir a alugar um imóvel é interessante fazer uma avaliação completa, passar por um processo de vistoria que deverá ser acompanhada por profissionais experientes que apontarão a necessidade ou não de algum tipo de reforma no imóvel. Nesse momento é importante saber se o imóvel passou por algum tipo de reforma recente e quais foram essas reformas. Alguns itens como instalações elétricas e rede hidráulica têm fundamental importância. Uma verificação mais acurada poderá detectar algum tipo de problema não aparente para uma pessoa menos experiente. Por isso antes de assumir qualquer compromisso com a imobiliária é fundamental se certificar se esses itens estão ou não em pleno funcionamento.

Iluminação e Ventilação

É muito importante avaliar de que lado bate a luz solar em sua casa ou apartamento, o imóvel que você irá alugar. Um imóvel com a presença de luz solar em boa parte do dia poderá ajudar a economizar energia e deixar o ambiente menos úmido. Verificar se há incidência da luz solar, e onde, em que partes do imóvel ela bate com maior frequência. Há pessoas que preferem uma casa mais aquecida e bem iluminada por fontes naturais de energia. Não é muito legar que você mantenha sempre a luz acesa sempre que for preciso ficar em qualquer cômodo de sua casa ou apartamento. Alguns pontos no imóvel terão mais ou menor incidência da luz solar. Você precisa saber qual em qual ambiente a luz solar se torna importante para sua casa ou apartamento, se na sala, na varanda ou dormitórios. Há pessoas que preferem todos os ambientes aquecidos, outras, têm algumas preferências particulares. A questão da ventilação também é fundamental, quanto maior a ventilação ambiente, mais saudável e confortável são os espaços no imóvel.

Dívidas e Obrigações em Atraso

É muito comum o atraso em contas como o IPTU e taxas de condomínio. É necessário verificar e comprovar se essas contas estão em dia. No caso de imóveis em condomínio, a verificação de atraso nessas contas pode ser levantada junto ao próprio condomínio através do síndico, ou no caso do IPTU é possível fazer um levantamento junto à Secretaria de Finanças do município onde o imóvel mantém registro. No caso das contas de energia e água, quando não cobradas diretamente pelo condomínio, cabe verificar junto às concessionárias que prestam esses serviços. O pagamento do IPTU é sempre de responsabilidade do proprietário, embora na prática, muitas vezes esse ônus passe a ser assumido pelo inquilino, uma prática que tem se tornado comum, porém contrária ao que é determinado por lei. Por isso antes de assinar qualquer documento, se houver atrasos, tente negociar com o proprietário uma forma de pagamento, ou exija desse o pleno pagamento, pois como dito anteriormente, a responsabilidade pelo pagamento do IPTU sempre será do proprietário, embora haja acordo à parte, e o inquilino seja responsável pelo pagamento dessa taxa. Muito cuidado ao assumir qualquer tipo de responsabilidade que não seja a sua, uma vez que assumida, terá que cumpri-la integralmente, já que vale o acordo entre as partes. Escolher um imóvel para alugar nem sempre foi uma tarefa simples, por isso é sempre importante a presença de um profissional especializado ou uma imobiliária para prestar todo o suporte necessário.

Reformas

Como fazer as reformas necessárias em um imóvel alugado? Depois de passar por algumas dificuldades até encontrar o imóvel, talvez seja necessário fazer algumas reformas para que o imóvel melhor se ajuste às suas necessidades. Se tiver que fazer qualquer reforma ou adaptação no imóvel que não seja estrutural, deverá antes, comunicar ao proprietário. Essa comunicação poderá ser à parte ou no momento da assinatura do contrato que deverá constar uma cláusula autorizando a reforma, deixando bem claro sob em que condições essas reformas se realizarão, isentando o proprietário da obrigatoriedade de ressarcimento do valor gasto na reforma. Poderá haver casos em que o proprietário participará da reforma através de acordo comum entre as partes, já que o imóvel estar sendo adequado a uma situação que talvez seja interessante comercialmente para o proprietário. Mas, atente-se, que na prática a adequação do imóvel à destinação de uso e que não seja uma reforma estrutural é de responsabilidade do locatário. Isso acontece com maior frequência, sempre que o objeto da obrigação contratual é comercial, haverá a necessidade de adequar parte da estrutura do imóvel para atender às necessidades do locatário. Geralmente, essas reformas são simples e sem a necessidade de quebrar paredes.
Em caso de dúvidas, nunca assine qualquer documento sem o acompanhamento de um profissional experiente. Espero que tenha colaborado em ajudar você a tomar essa importante decisão sem necessidade de correr maiores riscos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mudando de cara